sábado, abril 12, 2008

COLAR DE PÉROLAS



Fenando Pessoa *1888 - U1935





Eu tenho um colar de pérolas Enfiado para te dar: As pérolas são os meus beijos, O fio é o meu pesar.


A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração...E envolve-te a terra fria E a minha saudade não!

Se ontem à tua porta Mais triste o vento passou Olha: levava um suspiro...Bem sabes quem to mandou...

Entreguei-te o coração, E que tatos tu lhe deste! É talvez por estar estragado Que ainda não mo devolveste...

A caixa que não tem tampa Fica sempre destampada Dá-me um sorriso dos teus Porque não quero mais nada.

Duas hora te esperei Dois anos te esperaria. Dize: devo esperar mais? Ou não vens porque inda é dia?

Dias são dias, e noites São noites e não dormi...Os dias a não te ver As noites pensando em ti.

Teus brincos dançam se voltas A cabeça a perguntar. São como andorinhas soltas Que inda não sabem voar.

Ó minha menina loura, Ó minha loura menina, Dize a quem te vê agora Que já foste pequenina...

Levas uma rosa ao peito E tens um andar que é teu...Antes tivesses o jeito De amar alguém, que sou eu.

Rosa verde, rosa verde...Rosa verde é coisa que há? É uma coisa que se perde Quando a gente não está lá.

Tenho vontade de ver-te Mas não sei como acertar. Passeias onde não ando, Andas sem eu te encontrar.

O burburinho da água No regato que se espalha É como ilusão que é mágoa Quando a verdade a baralha.

Boca com olhos por cima Ambos a estar a sorrir... Já sei onde está a rima Do que não ouso pedir.

Não digas mal de ninguém, Que é de ti que dizes mal.Quando dizes mal de alguém Tudo no mundo é igual.

Todas as coisas que dizes Afinal não são verdade. Mas, se nos fazem felizes, Isso é a felicidade.

Todos os dias que passam Sem passares por aqui São dias que me desgraçam Por me privarem de ti.

Não sei que grande tristeza Me fez só gostar de ti Quando já tinha a certeza De te amar porque te vi.

Se há uma nuvem que passa Passa uma sombra também .Ninguém diz que é desgraça Não ter o que se não tem.

Tens olhos de quem não quer Procurar quem eu não sei.Se um dia o amor vier Olharás como eu olhei.

Ó loura de olhos tristes Que me não quis escutar...Quero só saber se existes Para ver se te hei de amar.

Tenho um livrinho onde escrevo Quando me esqueço de ti.É um livro de capa negra Onde 'inda nada escrevi.

Meu coração a bater Parece estar-me a lembrar Que, se um dia te esquecer, Será por ele parar.

Tenho um desejos comigo Que hoje te venho dizer: Queria ser teu amigo Com amizade a valer.

Dá-me um sorriso daqueles Que te não servem de nada Como se dá às crianças Uma caixa esvaziada.

Nenhum comentário: