terça-feira, junho 15, 2010

Sobre Beethoven

As 9 Sinfonias de Beethoven e seu Equivalente Psicológico

Ludwig van Beethoven, célebre compositor de música erudita, por seu talento extraordinário foi elevado a um dos expoentes máximos dessa arte. Nasceu em 17/12/1770 e morreu em 26/03/1827.

No esoterismo crístico-gnóstico, sabemos que esse grande ser é considerado como um grande Hierarca das regiões musicais celestiais (Esfera de Vênus, Mundo Causal).

Cada uma de suas sinfonias foi idealizada para agir nas estruturas psicológicas mais íntimas do ser humano, enaltecendo os valores intrínsecos superlativos do homem.


1ª SINFONIA
É a do "Gênesis Psicológico".
Deve ser escutada para motivar-nos em tudo o que queremos iniciar.

2ª SINFONIA
É a da "Revolução Psicológica".
"Um complexo monstruoso, um horrível dragão ferido contorcendo-se, que se nega e expirar e, ainda que sangrando no final, segue revolvendo-se e dando golpes com a cauda para todos os lados." (Resenha publicada em maio de 1804, por Zeitung Für Die Elegante Wait, de Viena)

3ª SINFONIA
É a da "Busca do Equilíbrio".
Deve ser ouvida para motivar-nos a sair dos estados de nervosismo excessivo, desânimo, descontrole, ansiedade, pessimismo.

4ª SINFONIA
É a "Sinfonia do Amor".
Motiva a sair dos estados de irritação, egoísmo, vingança e ódio.

5ª SINFONIA
É a do "Destino do Homem".
Estimula a traçar as estruturas do que queremos ser na vida, ou seja, a criar nosso destino.

6ª SINFONIA
É a da "Heurística".
Motiva-nos a toda ação criadora, a todo movimento que tenda a solucionar problemas.

7ª SINFONIA
A da "Exploração do Subconsciente".
Para motivar a nossa auto-análise, nosso estudo axiológico.

8ª SINFONIA
É a da "Emancipação Psicológica".
Se deve escutá-la para motivar-nos à mudança, à transformação, à transvalorização.

9ª SINFONIA
É a da "Sublimação".
Para motivar-nos a escalar os degraus dos sentimentos místicos, de espiritualidade, de devoção.

A 10ª SINFONIA DE BEETHOVEN

O direito de o público de conhecer o que poderia ter sido uma obra de um grande compositor foi o principal argumento do musicólogo inglês Barry Cooper para defender o trabalho de reconstrução de um trecho da 10ª Sinfonia de Beethoven. Cooper explicou o processo de pesquisa que o levou a terminar o primeiro movimento da obra a partir de anotações originais do compositor em uma mesa redonda dentro da programação de cursos de verão da Universidade Complutense de Madri, na cidade de San Lorenzo del Escorial (a 50 quilômetros da capital). A principal discussão do evento foi a validade do trabalho de finalização de uma obra inacabada do gênio Ludwig van Beethoven.

Cooper, pesquisador e professor da Universidade de Aberdeen (Inglaterra) identificou pela primeira vez as anotações correspondentes ao que poderia Ter sido o 1º Movimento da 10ª Sinfonia de Beethoven.
Levantamos então uma questão: Se Beethoven tivesse vivido mais alguns anos, teríamos recebido de presente não 10, mas talvez 12 Sinfonias? Explicando assim os 12 Trabalhos de Hércules numa linguagem musical?

[pesquisa de internet]

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