quarta-feira, abril 08, 2009

Eu tive outra chance


Lembrei-me hoje de quando criança a minha mãe pediu-me que desse banho em minha irmã de quatro anos, naquela ocasião em nossa casa ainda não havia chuveiro elétrico usávamos um balde pendurado no banheiro, este era cheio de pequenos furos parecendo um escorredor de macarrão desses que agora vende na tv.
Mas como minha irmã era pequena e seu banho não tinha necessidade de ser demorado, então davamos banho nas crianças menores em bacias de alumínio, minha mãe aquecia a água e mandava que temperássemos a mesma e só depois de experimentar a temperatura é que deveríamos levar a criança para o banho.
Coloquei agua fervente na bacia e fui pegar água fria para misturar , foi a conta de sair do banheiro e ouvir um grito de terror , foi o pior que eu já havia escutado , não me lembro da minha reação se saí em direção ao banheiro ou se fui na direção oposta. Lembro-me de minha mãe pegar a menina e passar creme dental em sua queimadura, ficava colocando a culpa em mim e praguejando muito nervosa.
Isso aconteceu por volta das 17hs, antes disso minha mãe ficou falando por um bom tempo para que eu tivesse cuidado com a água quente , pois poderia queimar minha irmã, falou , falou e claro que tomei o maior cuidado possível, eu tinha apenas uns oito anos de idade e jamais faria algo que pudesse ferir minha irmã.
Lembro que minha mãe passava o creme e a pele dela saia junto,minha mãe saiu levando -a ao médico e eu entrei em pânico pois já estava quase na hora de meu padrasto chegar do serviço,e essa menina era sua paixão, eu pensei hoje eu vou morrer, porque ele não iria querer saber que foi um acidente, iria me bater até que eu confessasse e a minha mãe não estaria lá para poder me defender.
O que aconteceu e causou o acidente foi que ao saber que iria tomar banho, minha irmã se escondeu atrás da porta do banheiro em um determinado lugar bem escondida que não a vi, então ao ver que coloquei a água quente ela pensou que seu banho já estava pronto e quando eu saí dali levando a vasilha que estava quase me queimando os dedos, ela pisou na ponta da bacia ou na beirada não sei ao certo foi quando toda aquela água fervendo lhe cobriu o corpo.
Teve a barriga queimada, virilha e a parte superior das pernas.quando voltou do médico ela parecia uma mini múmia, sem falar na bronca que o médico deu em minha mãe por passar creme dental, isso não se deve fazer nunca pois ao invés dos médicos socorrerem a paciente tiveram que fazê-la sofrer para tirar aquela pasta dura e ressecada.
Não apanhei, contamos como havia acontecido e acho que Deus teve piedade de mim pois acho que não teria sobrado nada da Simone para contar essa história.
Durante muitos anos minha irmã olhava suas cicatrizes e me culpava por aquelas marcas, eu porém desde aquela época nunca achei que fosse eu a culpada pelo acidente, mas sofria ao ver minha irmã com as marcas que com o tempo foram ficando menos visíveis, acho que a culpa é da minha mãe que não colocou apenas a menor em risco e sim ambas as filhas, sempre nos delegou este tipo de atividade e mesmo falando o tempo todo para termos cuidado,não deixou de acontecer.
Espero que isto sirva de alerta para muitas mães que delegam aos filhos pequenos suas responsabilidades, no caso da minha irmã ela hoje é uma pessoa normal e linda, teve um final feliz mas se houvesse queimado seu rosto ela teria ficado sem a visão,imagine colocar uma criança para zelar da vida da outra? A falha veio de quem deveria proteger as duas e não o fez, aconteceu há mais de trinta anos e ainda nos dias de hoje eu vejo que continua acontecendo pelo mundo afora.
Minha irmã amada sei que não me culpa mais por aquele acidente, sempre estarei aqui para o que você precisar, te amo muito.[na foto acima eu e a Vanusa]

Nenhum comentário: