segunda-feira, março 31, 2008

Inconsequência


Maria era casada com uma pessoa que havia conhecido em sua cidade natal, ela engravidou ainda solteira e não amava seu marido ele era um homem trabalhador e mantinha sua família ao menos era o que a mãe de Maria dizia à ela antes do casamento, de fato casório aconteceu e foram morar em outra cidade em outro estado.
O primeiro filho de Maria nasceu na mesma cidade em que seus pais sairam de lá quando a criança ainda era bem pequena, Maria se surpreedeu pois o seu Romeu não gostava muito de trabalhar e Maria deu à luz a cinco filhos no decorrer de seis anos em média .Ela não o amava e tentava tomar antíconcepcional más ele não aceitava...
A mãe de Maria havia já algum tempo morava com eles e ajudava a manter as crianças, muitas coisas não havia naquele lar faltava de tudo e principalmente o amor.A avó teve até que sair para pedir esmola para ajudar no sustento dos netos que tanto amava, ela sentia -se culpada por ter defendido o genro e agora ver que ele não é trabalhador como mostrara no passado. Maria ainda era jovem e não sabe-se porque ela se encantou com o seu vizinho casado e que era violento com a esposa, ela se encontrava com ele as escondidas e ainda levava sempre um de seus filhos consigo quando Romeu saia para fazer algum bico.
Ela estava conhecendo agora o amor seu amante era de uma grosseria que ela se ancantava pois ele dava à ela muito carinho e sempre dizia as coisas que ela jamais ouvira de seu marido, estava vivendo um amor proibido e maravilhoso , se o marido os pegasse ela assumiria aquele amor que só lhe fazia suspirar esqueceu-se da honra que seus pais lhe passou , nada mais importava porque estava amando...
Passado alguns meses quando Romeu chegou de um bico no final da tarde a casa estava silênciosa e não havia ninguém em seu interior, ficou atordoado pensando mil coisas saindo a procura de um bilhete que pudesse explicar o que estava acontecendo alí, a noite chegou e percebeu que havia sido abandonado por sua família, agora se dirige aos vizinhos procurando por notícias da mulher edos filhos é quando uma pessoa diz que daquela casa tinha saído uma mudança na parte da manhã, ele quiz saber a que horas aquilo aconteceu e disseram -lhe que lá pelas dez horas da manhã, ele não estava entendendo o que se passava e por que ?Para onde foram e onde as procurar?

A noite chegou fria e solitária, veio a madrugada e nenhuma de suas perguntas haviam sido respondidas...Amanheceu e feito barata tonta ele não sabe se procura a polícia ou se deve sair sem rumo...

Passado alguns dias descobriu que seu vizinho da casa ao lado não estava mais por alí, foi quando uma pessoa que não sabia que ele era o marido abandonado comentou de como a mulher havia largado sua casa e seu marido para fugir com o vizinho e que aquilo era muito feio. Ele ouviu aquilo e não podia acreditar seus ouvidos não estavam funcionando direito, teria que saber se era verdade tudo aquilo e para sua infelicidade a verdade estava alí todo o tempo e só o corno não viu. Como sofreu com a ausência de seus filhos e se sentiu o pior dos homens , sentiu-se muito humilhado e se odiava por em seu coração abrigar aquela ingrata queria tirá-la de dentro de sí e não sabia como.

Durante muitotempo procurou sua família sem sucesso até que teve a ajudade sua sogra que não concordava com o que sua filha fez, a avó havia se casado com um senhor que a levara para morar em outro bairro antes de sua filha realizar a fuga. Durante alguns anos Maria conversava com a mãe dizendo que queria se separar de Romeu e sua mãe çhe dava conselhos para que esperasse um pouco mais e a cada espera era um filho que nascia e nada mudava.

Romeu amava muito seus filhos nunca deu sequer um tapa em nenhum deles, porém o padrasto só o que sabia fazer era agredir a todos , por qualquer motivo e sem motivo nenhum, agora Maria conhecia a dor fisíca e ainda assim amava aquele seu carrasco e o agressor de seus filhos que nunca pediram para que voltasse para a casa de Romeu. Sofreram e comeram o pão que o diabo amassou com os pés.

O tempo foi passando e as crianças vendo a mãe sofrer violência e as mesmas também passando por estas humilhações queriam dar um basta em tudo más como?

Chegou a um ponto que decidiram que o melhor seria que todos fugissem enquanto o carrasco estava preso na delegacia sabiam que ele só passaria uma noite lá, a mãe ficou meio confusa más se ela não fosse iriam sem ela...

Conheceram a liberdade e não souberam muito como lidar com ela, passaram por outros anos de sofrimento e cada um tem a sua mágoa trancada no fundo do peito, hoje o filho mais velho tem quase cinquenta anos e o mais novo beira os trinta e nove, tornaram-se adultos e as vezes sentem-se desprotegidos mesmo que no decorrer da vida se apegaram muito uns nos outros. Tudo acabou aparentemente ,más quem pode devolver tudo o que não foi vivido por estas pessoas?

O padrasto morreu doze anos depois de ser abandonado, Romeu morreu de tanta tristeza com quase setenta anos e passou a vida toda sem trabalhar só fazendo um bico aquí e outro lá. Maria ficou viúva duas vezes e nunca se disse arrependida por ter abandonado Romeu e ter levado seus filhos para dentro do inferno.

Os filhos deram assistência quando Romeu morreu e até foram ao seu sepultamento tendo o dever de cobrir todas as despesas com velório e tudo o mais, seu caçula teve que tomar todas as providências após a sua morte.

Seus filhos só lamentam nunca terem podido conhecer seu pai e saber do que gostava ou o que mais lhe fazia feliz, durante a vidasempre visitaram o pai e ele de vez em quando fazia o mesmo ,más não dá para negar que faltou o convivio e a proteção paterna, tudo agora acabou, é não tem volta e tudo por inconsequência de alguém ,más de quem?

Nenhum comentário: